sexta-feira, 28 de agosto de 2009

UM FIM DE TARDE NA UNICAMP.










Fotos realizadas no fim-de-tarde de 27 de Agosto. As primeiras são da Praça da Paz, próximo ao Instituto de Geociências onde estudo. As duas últimas próximas da Biblioteca Central. IEL, IFCH, IMECC.




quinta-feira, 13 de agosto de 2009

domingo, 9 de agosto de 2009

AVENIDA PAULISTA - CONSOLACAO




Av. Paulista, na altura do Metro Consolacao. O fim de minha viagem neste Sábado.








AVENIDA PAULISTA - TRIANON-MASP















Fotos da Avenida Paulista na altura do Parque Trianon e do MASP. O Parque Trianon, foi inaugurado em Abril de 1892 no contexto do processo de urbanizacao da cidade de S. Paulo e inauguracao da Avenida Paulista, projetado pelo paisagista frances Paul Villon e influenciado pelo romantismo europeu do Seculo XIX.
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP, fundado em 1968, possui a mais importante e abrangente coleção artistica ocidental da America Latina, em que se notabilizam sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiatica, artes decorativas, pecas arqueologicas, totalizando um acervo aproximado de 8 mil pecas.
Na época da aristocracia cafeeira, o lugar era ocupado pelo Belvedere Trianon, tradicional ponto de encontro da elite paulistana, projetado por Ramos de Azevedo. O terreno foi doado a prefeitura pelo idealizador e construtor da Avenida Paulista, Joaquim Eugenio de Lima, seguindo um modelo das grandes avenidas europeias do final do Sec. XIX.

AVENIDA PAULISTA - BRIGADEIRO




Final de tarde de Sábado, 08 de Agosto, na Avenida Paulista na altura do Metro Brigadeiro. Muitas historias ocorreram neste pequeno grande espaco da cidade...

CASA DAS ROSAS











Casa das Rosas - Espaco Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, na Av. Paulista, 37, neste Sábado, 08 de Agosto por volta das 11hs da manha.
A Casa das Rosas foi projetada no final da década de 20 pelo arquiteto Ramos de Azevedo para ser a residência da sua filha Lúcia, recém casada com o engenheiro Ernesto Dias de Castro. Ramos de Azevedo não chegou a ver o projeto concluído, pois faleceu em 12 de junho de 1928 e a construção só ficou pronta sete anos mais tarde, sendo assinada por Felisberto Ranzini. Durante 51 anos, residiram sua filha, Lucia Ramos de Azevedo e seu marido, Ernesto Dias de Castro e, mais tarde, Ernesto Dias de Castro Filho e sua esposa, Anna Rosa.
Construída numa área de 5.500 metros quadrados, a Casa possui 30 cômodos no estilo arquitetônico francês, além um enorme vitral colorido, que decora o hall de entrada. Seus pavimentos se dividem em térreo, mansarda, primeiro andar e porão. A atração do espaço é o jardim, inspirado do Palácio de Versalhes, que abriga o famoso roseiral, origem do nome da casa.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

LAGOA DE CARAPICUIBA


No final da década de 40 do século XIX, começou a ser explorada areia neste local, cujo depósito foi formado num passado geológico onde foram depositados areia, cascalho e argila, formando um grande depósito, que com o advento da industrialização no início do século XX, a construção civil toma corpo e passa a se utilizar dessa matéria prima para encorpar a argamassa, dar liga e durabilidade à estrutura da construção. Com isso a extração passa a ser tamanha, provocando o aprofundamento e aumentando a cava transformando-a num grande "Buracão". A exploração deste veio de areia continua até os dias de hoje na área que pertence ao município de Barueri. Na década de 60 houve um empreendimento do Governo Estadual para a retificação do rio Tietê, com as explosões para o desvio e aprofundamento do terreno onde iria passar o novo curso do rio, houve o rompimento de barreira que separava o rio da cava, provocando a invasão das águas para dentro da mesma, encobrindo tudo que existia lá embaixo, como maquinários, caminhões e casas que serviam como escritórios das mineradoras, transformando o local num grande e profundo lago. Mesmo diante deste fato, a extração continuou através de maquinários que dragam areia através das águas. Nos dias de hoje este grande lago é conhecido como "A Lagoa de CARAPICUÍBA", tendo aproximadamente 800 m de largura por 1000 m de comprimento, tomando praticamente toda a parte norte da cidade de CARAPICUÍBA.

CENTRO VELHO A NOITE



























Caminhada Noturna Pelo Centro é um evento que ocorre todas as quintas-feiras, com saida as 20hs na Praca Ramos de Azevedo, Teatro Municipal de S. Paulo. Eu e minha irma, Quel, participamos ontém e aprendemos muitas historias sobre o Centro Velho Paulista e a questao de morar no Centro.